terça-feira, 20 de novembro de 2012

Ponte para Terabítia, por Katherine Paterson


    Jess Aarons tem 10 anos, acaba de ingressar na quinta série e o que mais deseja na vida é ser o campeão de corrida da escola. Bem agora, quando tem todas as chances de ganhar, tinha que aparecer Leslie Burke, uma novata na vila - e ainda uma menina! - para desafiá-lo e, ainda pior que isso, ganhar dele?
    Mas Jess não sabe que Leslie vai lhe propor desafios muito maiores que ganhar ou perder uma corrida. Pouco a pouco, ele vai se afeiçoando a menina, tão diferente das outras de sua comunidade rural. Até que, juntos, os dois criam um reino mágico e solene, chamado Terabítia, onde governam soberanos, protegidos das ameaças e zombarias da vida cotidiana.

   Ponte para Terabítia foi publicado pela primeira vez em 1977, ganhou vários prêmios e recebeu adaptação para filme em 2007, com a atuação de Josh Hutcherson e AnnaSophia Robb. No Brasil, foi publicado pela Editora Salamandra e traduzido por Ana Maria Machado.


   Quando vi esse livro pela primeira vez, de cara já sabia que iria amar. Eu já tinha assistido ao filme e, sem brincadeira, ainda choro todas as vezes que assisto. O livro é um clássico que transmite uma mensagem linda de amizade, e no final, uma de superação. Nas poucas 160 páginas do livro, Katherine Paterson deixou bem claro que, em uma amizade, é possível se refugiar dos problemas cotidianos, mas, isso não impede que Jess e Leslie esqueçam seus problemas. Mas sim, que encarem os problemas de um modo diferente. Eles também conseguem conciliar o fato de ter um mundo imaginário e a vida real, fora de Terabítia, e aprendem juntos a resolver problemas na escola e com a família. Apesar da idade dos personagens, o livro tem um tema que cativa todo tipo de leitor.
   Se eu recomendo o livro? Acho que não precisa nem perguntar... Claro! Recomendo a leitura para todos.

   "Pela primeira vez na vida, quando ele se levantava pela manhã tinha alguma coisa boa a sua espera. Leslie era mais do que uma amiga."


                          Alguém já leu? O que acharam desse?
                               Fiquem á vontade para comentar.
                                                      
                                                  Beijos!!!                                    










Nenhum comentário:

Postar um comentário